Depoimentos MGME - Formação de Professores de Ciências - 1a edição/2013 - Ribeirão Preto.T4
Alessandro Pereira Lionello
Já
faz algum tempo rs, quando criança no pré-primário os gipis que foliei,
figuras que vi, não tenho recordações, porém me lembro bem do primeiro
livro que peguei na biblioteca da EE Fabiano Alves de Freitas, em
Ituverava, estava na 5ª série e a Professora que definia os livros que a
turma iria ler e o livro que li foi da Série Vaga-lume, “A Ilha Perdida” .
Era
um livro infanto juvenil, me recordo que era muito bacana, que viajava
na leitura e foi ai que tomei gosto por ler livros de Aventura.
Tanto que li muitos outros livros desta Série.
Em relação a utilizar a escrita no contexto do ensino de Ciências,
penso nesse sentido, considerarmos importante o trabalho com leituras
que circulam socialmente em nosso tempo: notícias de jornais, manchetes
de revistas, propagandas veiculadas na mídia, filmes, músicas, enfim,
diferentes produções culturais (e artísticas).
Do
nosso ponto de vista a inserção dessas leituras pode possibilitar
discussões e estabelecimento de relações entre escola e o mundo onde
vivem os alunos envolvidos nos processos educativos.
Tendo
a possibilidade oferecer aos alunos, após o conteúdo abordado em Sala
de Aula, visita em campo, para reconhecer e identificar o que foi
ensinado anteriormente.
Mediante
a esta visita monitorada, o professor pode solicitar durante a mesma,
anotação e posteriormente relatório individual, realizado pelo aluno.
Assim
sendo, incentivando o aluno a ler, produzir interpretações baseadas em
história vivenciada, a memória, a cultura e podemos dizer o mesmo a
respeito da escrita.
Dessa forma o aluno pode até mesmo enriquecer o trabalho com consultas realizadas pela internet, com a orientação do Professor.
Alessandro Pereira Lionello
Professores blogueiros já podem enviar suas páginas para o Portal da Educação
Veja no link abaixo:
http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/professores-blogueiros-ja-podem-enviar-suas-paginas-para-o-portal-da-educacao
Fábio Tamanini
" .... como a maioria das pessoas o contato com as letras iniciou-se em
casa com os estímulos maternos ao nos contar estórias onde procurava
realizar pequenas atividades de compreensão do que havia sido lido à
nós. Já a alfabetização acadêmica iniciou-se com a Professora Gilcira,
com a antiga e boa velha cartilha Caminho Suave, na escola E.E.P.G.
Eliazar Braga .....".
Ana Caroline Molina Garcia
Lembro pouca coisa de minha infância a respeito a não ser as atividades
que juntavam as letras para formar palavras,caderno de caligrafia,
leituras de livro infantis.
Mas
em minha casa também havia um corredor com uma estante cheia de livros
de todos os gêneros, eu adorava os infantis, havia varias coleções:
Cinderela; chapeuzinho vermelho; Gato de Botas, Branca de Neve
enfim....como sempre fui muito curiosa o que mas me encantava mesmo era a
coleção da “Barsa”,com aquela capa vermelha, lembram?!! Nossa
principalmente as partes de anatomia humana, animais, é claro!
Minha
alfabetização aprendi tudo na escola, meus pais não eram de contar
historinhas antes de dormir rs, mas estavam sempre presente ajudando nas
lições de casa e sempre incentivando a leitura , disponibilizando
sempre os livros.
Acredito que esse conjunto de escola e pais tem que existir, sempre!
Um grande abraço a todos.
Carol
Silvelene de Lazzari Almeida
Minha primeira experiência com a leitura e escrita foi na minha
alfabetização com a cartilha " Caminho Suave", morava no sítio e várias
letras da cartilha estava presente no meu dia-a-dia, achava interessante
e gostava de estudá-la. Hoje a maioria das crianças moram na cidade e
necessitam de algo relacionado com que elas vivem - mídias e avanço
tecnológico.
Canção de verão
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
O SENTIDO DO TATO E OS
EFEITOS NOCIVOS DO SOL SOBRE A PELE
Esta
Situação de Aprendizagem apresenta diferentes atividades para que o aluno possa
entender a importância do sentido do tato e a pele como seu principal órgão
protetor. Também, a partir da pesquisa de tabelas, gráficos e imagens sobre os
perigos da radiação solar bem como a leitura sistematizada de rótulos de
filtros solares, espera-se que os estudantes possam ter atitudes de prevenção
contra a radiação solar.
Tempo previsto: 6
aulas.
Conteúdos e temas: o
sentido do tato; a pele como proteção; pigmentos protetores contra a radiação
solar da pele humana.
Competências e habilidades:
pesquisar, organizar, observar, interpretar e registrar informações em forma de
gráficos, textos e infográficos; identificar e explicar os processos de
reflexão e absorção da luz na superfície do organismo humano e a ação da
melanina na proteção das células da pele; reconhecer procedimentos que
concorram para reduzir o risco de incidência de câncer de pele.
Estratégias de ensino:
levantamento de conhecimentos prévios através da problematização; realização de
pesquisa em grupo em diferentes fontes (jornais, internet, revistas,
periódicos); análise de tabelas e imagens; leitura e interpretação de textos.
Recursos:
sala de acessa; sala de leitura; exposição dialogada; cartolina; lápis de cor;
régua; embalagens de filtros solar; gráficos; texto sobre a ação do Sol na pele
humana e questionário para interpretação.
Avaliação:
avaliação discursiva demonstrando os argumentos sobre os riscos de se expor ao
Sol e a importância do uso correto do filtro solar. Apresentação em grupo de
história em quadrinhos.
ROTEIRO
DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Nessa etapa da situação de
aprendizagem, o professor apresenta a música “Canção de Verão” (Roupa Nova). Após
ouvir a música, discutir com os alunos sobre essa estação do ano. Quais suas
características: temperatura, período de férias, viagens, passeios à clubes ou
praias, roupas leves e confortáveis, sorvetes, pele bronzeada, diversão,
enfim...
Canção de verão
É como um sol de verão
Queimando no peito
Nasce um novo desejo
Em meu coração
É uma nova canção
Rolando no vento
Sinto a magia do amor
Na palma da mão
É verão!
Bom sinal!
Já é tempo
De abrir o coração
E sonhar..
Queimando no peito
Nasce um novo desejo
Em meu coração
É uma nova canção
Rolando no vento
Sinto a magia do amor
Na palma da mão
É verão!
Bom sinal!
Já é tempo
De abrir o coração
E sonhar..
Depois dessa discussão, pedir aos
alunos que observem atentamente a imagem.
Em seguida perguntar aos alunos:
- É necessário algum cuidado especial com a pele durante esse período?
- Qual o melhor horário para se expor ao Sol?
- O excesso de Sol ou a exposição em horários não recomendados pode trazer algum prejuízo à saúde?
- Descreva alguns problemas causados pelo excesso de Sol?
Com a sondagem acima e
dependendo das respostas dos alunos, o professor pode orientar a discussão para
uma análise crítica, relacionando o tema com a realidade de seus alunos, e
utilizando a seguinte situação-problema:
Por que pessoas com tom de pele clara devem
ter maiores cuidados com a exposição ao Sol em relação a pessoas com tom de
pele mais escuro?
Ajudar os alunos a proporem
hipóteses.
Para contextualizar, o
professor pode apresentar o conjunto de slides (12) sobre insolação do sítio http://www.ebah.com.br/content/ABAAABHQEAE/insolacao,
produzido por Ana Paula Fontineles.
Nessa
exibição, o aluno terá a oportunidade de ler e observar imagens sobre o conceito
de insolação, os sintomas, os raios solares prejudiciais e a prevenção, além de
outras curiosidades. Após, discutir as hipóteses levantadas para a
situação-problema e sugerir uma pesquisa de informações na sala do Acessa (sala
de informática).
A
busca de informações em diferentes
fontes como jornais, internet, revistas e periódicos é uma atividade orientada pelo
professor com a finalidade de obter o conhecimento por meio de tabelas,
gráficos ou imagens. Nesse momento, as palavras melanina, pigmento da pele
humana, câncer de pele podem entrar como verbetes na busca de informações. O
resultado pode ser apresentado em grupo em uma roda de conversa, onde as
hipóteses elaboradas possam ser discutidas à luz da pesquisa de modo que os
alunos descubram que o composto químico melanina é responsável pela pigmentação
e proteção da pele contra a radiação solar. A falta de melanina no corpo humano
dá origem a condição de albinismo.
Diante
disso, se faz necessário esclarecer que pessoas com tom de pele clara possuem
menos melanina que aquelas com tom de pele escura e, portanto, precisam se
proteger utilizando protetores solares adequados.
ATIVIDADE COM RÓTULOS DE PROTETOR SOLAR
Para
sistematizar o conhecimento
adquirido, o professor apresenta o seguinte texto:
Como
proteger sua pele
O
principal responsável pelo envelhecimento da pele e pelo surgimento do câncer é
o Sol. Durante o verão, ficamos mais tempo expostos ao Sol, aumentando o risco
de queimaduras solares. Nesta época, o ultravioleta B, principal causador do
câncer da pele, apresenta maior intensidade, por isso, todos os cuidados devem
ser tomados para evitar a ação danosa do Sol.
Queimaduras
solares acumuladas durante a vida predispõem ao câncer da pele.
O
horário entre 10 e 16 horas tem grande incidência de raios ultravioleta B,
principais responsáveis pelo surgimento do câncer de pele. A pele leva 48 a 72
horas para produzir e liberar a melanina, pigmento que dá cor à pele. Não
adianta querer se bronzear em um só dia, você só vai se queimar e promover
danos irreversíveis para a pele. Cerca de 70% dos cânceres da pele ocorre na
face, proteja-a sempre e não se esqueça de proteger os lábios e as orelhas.
Lembre-se de reaplicar o filtro a cada 2 horas ou após mergulhar.
Usando
um filtro com fator=15 sua pele levará 15 vezes mais tempo para ficar vermelha
do que sem proteção. Pessoas de pele muito clara ou que tenham sardas, devem
usar filtros com FPS 25 ou maior para garantir uma melhor proteção.
Peles
claras e pessoas ruivas exigem maiores cuidados, pois são mais propensas ao
câncer da pele. Pessoas de pele muito clara raramente se bronzeiam, portanto
não insista em querer se bronzear você só vai se queimar e danificar sua pele.
Mesmo
nos dias nublados, até 80% da radiação ultravioleta pode atravessar as nuvens e
chegar a Terra. Portanto, use filtros solares também nestes dias.
Se
você se expõe ao Sol diariamente, mesmo que não seja na praia, use filtro solar
nas áreas expostas para evitar o dano solar que se acumula durante os anos de
vida.
Proteja
as crianças e estimule os adolescentes a se protegerem, cerca de 80% da
exposição solar acumulada durante a vida ocorrem até os 20 anos de idade, sendo
muito importante a proteção solar nesta época da vida.
(texto adaptado a partir do artigo
extraído do sítio: http://www.dermatologia.net/novo/base/manual/m_criancas.shtml).
Questionário
para interpretação do texto:
1. Por
que devemos evitar exposições prolongadas e repetidas ao Sol?
2. Quais
são os horários que devemos evitar a exposição ao Sol?
3. Quanto
tempo a pele leva para produzir e liberar a melanina?.
4. Por
que além do protetor solar, devemos usar barracas de praia, bonés, viseiras ou
chapéus?
5.
Por que devemos usar filtro solar mesmo em dias nublados?
6.
De quanto em quanto tempo devemos reaplicar o filtro solar?
7. Porque
pessoas de pele clara e pessoas ruivas exigem maiores cuidados com o Sol?
AVALIAÇÃO: PROVA DISCURSIVA
AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO: TRABALHO EM GRUPO DE ESTÓRIA EM
QUADRINHOS



Olá caros colegas, uma das recordações que trago da infãncia e pré-adolescência é a paixão pelas histórias em quadrinhos que o meu primo me emprestava nos finais de semana. Eram histórias e imagens fantásticas que mexiam muito com a minha imaginação.
ResponderExcluirAdorava ler os gibis da Turma do Mônica e a Série Vagalume.
ResponderExcluirAlessandro você está correto. A Série Vagalume antigamente era muito utilizada para contextualizar as aulas das Professoras de Português. Lembro que a Professora Yara, na E.E.P.S.G. ANCHIETA, a utlizava até em séries ( hoje anos ) mais tardios como Primeiro Ano do Colegial.
ResponderExcluirFicou ótima a situação de aprendizagem....
ResponderExcluir