quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Coleção de Depoimentos

 Depoimentos MGME - Formação de Professores de Ciências - 1a edição/2013 - Ribeirão Preto.T4

Alessandro Pereira Lionello

Já faz algum tempo rs, quando criança no pré-primário os gipis que foliei, figuras que vi, não tenho recordações, porém me lembro bem do primeiro livro que peguei na biblioteca da EE Fabiano Alves de Freitas, em Ituverava, estava na 5ª série e a Professora que definia os livros que a turma iria ler e o livro que li foi da Série Vaga-lume, “A Ilha Perdida” .
Era um livro infanto juvenil,  me recordo que era muito bacana, que viajava na leitura e foi ai que tomei gosto por ler livros de Aventura.
Tanto que li muitos outros livros desta Série.
Em relação a utilizar a escrita no contexto do ensino de Ciências, penso nesse sentido, considerarmos importante o trabalho com leituras que circulam socialmente em nosso tempo: notícias de jornais, manchetes de revistas, propagandas veiculadas na mídia, filmes, músicas, enfim, diferentes produções culturais (e artísticas).
Do nosso ponto de vista a inserção dessas leituras pode possibilitar discussões e estabelecimento de relações entre escola e o mundo onde vivem os alunos envolvidos nos  processos educativos.
Tendo a possibilidade oferecer aos alunos, após o conteúdo abordado em Sala de Aula, visita em campo, para reconhecer e identificar o que foi ensinado anteriormente.
Mediante a esta visita monitorada, o professor pode solicitar durante a mesma, anotação e posteriormente relatório individual, realizado pelo aluno.
Assim sendo, incentivando o aluno a ler, produzir interpretações baseadas em história vivenciada, a memória, a cultura e podemos dizer o mesmo a respeito da escrita.
Dessa forma o aluno pode até mesmo enriquecer o trabalho com consultas realizadas pela internet, com a orientação do Professor.

Alessandro Pereira Lionello

Professores blogueiros já podem enviar suas páginas para o Portal da Educação

Veja no link abaixo:

http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/professores-blogueiros-ja-podem-enviar-suas-paginas-para-o-portal-da-educacao

Fábio Tamanini